Pesquisar neste blogue

21/04/2011

Marisqueira "O Tobias" - sugestão para um almoço num Sábado.


Fica em Carvalhal perto de Troia. Acho que as fotografías não necessitam de explicações. Somente digo - foi divinal! 

Choco frito.

Ameijoa à Bulhão Pato

Ensopado de enguias.







Raia alhada do senhor Ramiro da Ilha de Faro - Culatra

Esta receita foi obtida na cozinha do restaurante "O Ramiro" na ilha Culatra, testada e aperfeiçoada, e finalmente fica aqui apresentada para os meus amigos apreciarem também este delicioso prato do Sul de Portugal.

O segredo consiste em cozer as batatas descascadas em água temperada de sal, cebola e alho, durante 16 minutos. Juntar as postas de raia, aumentar o lume para a água levantar a fervura e deminiundo e fogo cozer durante mais 4 minutos. Rapidamente escoar a água e verter o molho por cima das batatas e raia. Tapar imediatamente e deixar repousar 10 minutos.



Ingredientes:

postas de raia fresca ou congelada
batata
alho (uma ou 2 cabeças até, para quem gosta)
1 cebola
5 folhas de louro seco
1 colher de chá de pimenta preta moida
azeite
vinagre de vinho branco
sumo de limão (2-3 limões)
sal e açúcar

Preparação:
Lavar com cuidado as postas de raia fresca e deixar numa saladeira com água fria e um punhado grande de sal grosso durante 1 hora. Com isto fazemos a pele de raia soltar uma substância ranhosa.

Preparação do molho:
Numa tijela misturar azeite, vinagre e sumo de limão em quantidades iguais. Acrescentar sal fino e açúcar. Provar e rectificar os temperos a seu gosto. Partir as folhas de louro em pedaços, esmagar os dentes de alho sem casca e acrescentar ao molho. Juntar pimenta preta. Mexer bem e deixar a marinar durante meia hora.



Descascar as batatas e cozer em água temperada com sal, cebola inteira, um par de dentes de alho, durante 16 minutos. Depois juntar postas de raia e cozer mais 4 minutos. Escoar a água, verter o molho em cima de batata e raia. Tapar imediatamente e deixar repousar 10 minutos.



Marina de Vilamoura --- Algarve


Marina de Vilamoura --- Algarve


Suporte para ter lume na sala


Vi este suporte para lume na Area. Achei graça.

Arroz de legumes

Para acompanhar carne grelhada preparei um tachinho de arroz de legumes. Nunca provei antes, simplesmente inventei, pois tive três cenouras e um quarto de couve no frigorífico... restinhos... Ficou não só lindo, mas também gostosíssimo. Aqui partilho a receita:


Ingredientes:
Arroz, ervilhas congeladas, cenouras, cebola, dentinhos de alho e um bocado de gengibre. Azeite, vinho branco. Sal e molho picante (eu usei o tabasco).

Alourar cebola e alho (picados finamente) em azeite:

Acrescentar cenoura cortada em cubinhos:

Temperar com sal e vinho branco:

Acrescentar couve cortrada em tiras e ervilhas sem descongelar. Mexer bem até todas as ervilhas ficarem molhadas:

Estufar durante 5 minutos com tampa fechada:

Preparar um pequeno tachinho com água a ferver. Acrescentar o arroz ao estufado e verter um pouco de água a ferver. Mexer devagarinho e com cuidado, sempre acrescentando água para o arroz sempre estiver molhado. 20 minutos chega para o arroz estar pronto.

Se gostam de sentir couve um pouco rija, devem colocar o arroz e só depois de arroz estar meio cozido, acrescentar a couve. 15 min serão suficientes para couve estar cozida, mas sem estar muito mole.


Temperos para grelhar carne


Para temperar carne de vaca:

Ingredientes:
Alho, cenoura, salsa, folhas de manjericão fresco, tomilho fresco. Azeite e vinho branco. Sal de louro e piripiri.

Sugestão: comprar um pacote de sal grosso mais barato, colocar num saco de plástico grosso ou de tecido "para guardar pão", "espalmar" em cima da mesa e esmagar com um rolo de massa ou uma garrafa de vidro grosso. Acrescentar flocos de piripiri moído e umas folhas de louro partidas aos bocados. Guardar num frasco de vidro com uma tampa bem apertada.

Preparação:

Picar finamente dentes de alho e ervas frescas. Ralar uma cenoura. Colocar tudo isso numa saladeira, acrescentar um pouco de azeite e meio copo de vinho branco. Polvilhar com sal aromático. Envolver bem as carnes com a mistura preparada. Deixar marinar durante 2 horas.



Para temperar carne de porco (p.ex. Entremeada à Coentrada):


Ingredientes:
Alho e coentros frescos. Azeite e vinagre. Sal.

Preparação:
Picar finamente os alhos e coentros, colocar numa saladeira e acrescentar azeite, vinagre e sal.
As quantidades sempre dependem do gosto das pessoas, por isso não as dou aqui, simplesmente podem orientar-se pela fotografia e começar por pequenas quantidades, e acrescentar provando. Com o tempo vão determinar as vossas normas. 

Receita de Entremeada à coentrada:

Preparar o molho como está explicado em cima, grelhar entremeada e, enquanto está quente, cortar em tiras de 2 cm de grossura. Colocar na saladeira com molho, mexer bem e servir imediatamente.

Cânja de galinha e moelas


Esta receita está aqui especialmente para os meus colegas M.B. e H.M. e em muito pormenor explicadinha para os que estão aprender a cozinhar.


Ingredientes:

"restos" de 2 galinhas, ou seja, o que sobra normalmente depois de separar as partes nobres (pernas vão para um guisado e peitos para strogonoff ou para um salteado de legumes, ou para um arroz de frango).

Com isso quero já dar uma sugestão - quando há promoções "paga 1 leva 2" vale a pena comprar 2 frangos e gastando somente meia hora separar as partes e guardar/congelar em sacos de plástico já em porções. 

Quem não tem problemas com colesterol, até pode aproveitar a pele para fazer um rico caldo. Para isso basta cozer a pele, juntando umas cenouras, cebolas e alhos, e depois congelar em formas para fazer gelo. Estes cubinhos de caldo podem ser usados em guisados ou para enriquecer sopas de legumes.    

1 embalágem de moelas
1 embalágem de massa
1 cebola grande
3-4 dentes de alho
ervas aromáticas 

Preparação:

Numa panela de pressão cozer "restos" de frango e moelas durante 30 minutos (se for numa panela normal, 1 hora), cebola picada e alguns dentinhos de alho.
Desossar carne e cortar grossamente as moelas. Acrescentar massa (um saquinho pequeno para uma panela de 3 litros normalmente basta).
Cozer até massa ficar cozida. Servir no prato polvilhando com ervas frescas picadas finamente.

Peixe cozido com legumes salteados

Cada sábado no parque municipal em Cascais juntam-se os vendedores de produtos ecológicos. Eu acostumei-me comprar lá as ervas aromáticas e tubérculos raros. Aneto, cebolinho, erva azeda, salsa, cidreira, menta, rabanetes, raiz e rama de aipo, cebola nova com rama, alcachofres, funcho. Enfim, na próxima vez faço umas fotografias para demonstrar a riqueza de legumes naquele sítio, pois nem sei como se chamam alguns...
 
Pretendo também partilhar com os meus amigos receitas de pratos saudáveis e gostosos em que eu uso estas ervas e estes legumes, exóticos para os portugueses, como, por exemplo, uma deliciosa salada de raiz de aipo com rabanetes, ervas e natas azedas. Mas isso será uma outra história.
 
Aqui devo sublinhar que as ervas que eu compro neste "bazar" duram duas semanas no frigorífico em sacos de plástico entreabertos, enquanto as ervas que costumava comprar no supermercado duravam menos de uma semana. 
 
Desta vez ainda tinha ervas da semana passada e comprando só os rabanetes e cebolas novas fui logo à praça no centro de Cascais para comprar brócolos e feijão verde. Para alegrar o dia escolhi um belo ramo de rosas encarnadas que só custaram 2 Euros e eram 20 lindas meio abertas e muito cheirosas.

Quase todos nós exageramos nas gorduras durante os fins-de-semana e para desenjoar proponho uma receita de peixe e deliciosos legumes salteados em azeite.

Eis uma sugestão para um jantar muito leve de Domingo:

 

Ingredientes:

postas de maruca
feijão verde
brocolos
alho
1 cebola pequena
azeite
sumo de limão
2 folhas de louro

Preparação:

Cozer peixe, feijão e brocolos em água temperada com sal, juntando uma cebola cortada ao meio e um dente de alho. Os legumes devem ser retirados antes de ficarem moles (coser 5 - 7 min no total).
Numa frigideira funda aquecer o azeite (deve cobrir completamente o fundo). Alourar o alho picado. Acrescentar os legumes e refogar cerca de 10 minutos em lume brando. No fim regar com sumo de limão e servir imediatamente.



Sugestão para pequeno almoço de 2ª-feira.

Tostas de agrião, tomate e queijo brie para um pequeno almoço de 2ª-feira.




Ingredientes:

queijo Brie
pão integral com sementes (quanto maior é a variedade de sementes - melhor, mas, claro, este pão custa o dobro do pão feito do trigo.)
manteiga
tomate maduro
agriões frescos
azeite
sumo de limão
sal fino
oregãos secos

Preparação:

Lavar os agriões. Torrar as fatias de pão e besuntar com manteiga (se não gostam de pão torrado, então não vale a pena usar manteiga). Cortar tomate em rodelas grossas. Colocar os agriões partidos em cima do pão, depois o queijo e tomate. Regar (modestamente) com um fio de azeite, um pouco de sumo de limão, polvilhar com oregãos secos e um pequena pitada de sal.

Salada de agriões com parmesão

Nunca imaginei que os agriões podem ser utilizados para uma salada. Só comi em sopas. Mas um dia experimentei e adorei. Achei deliciosa e exótica! Muito simples para preparar e é rica em ferro! Agora é a altura de participar esta receita com os meus amigos.


Ingridientes (para 3 pessoas):

1 molho de agriões
1 cebola pequena
1 pacote de queijo parmesão ralado
Azeite
Vinagre balsámico (Sugestão: comprar um vinagre balsámico mais barato, acrescentar uma colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de oregãos secos e 1 piripiri. Vai ficar melhor que um vinagre de marca fina, podem crer!)

Preparação:

Lavar os agriões. Colocar numa saladeira, juntar uma cebola cortada muito finamente em meias luas, temperar com sal, azeite e vinagre balsâmico. Já no prato polvilhar com queijo ralado. 

Esta salada pode ser enriquecida com umas lascas de presunto serrano.