A ideia de caldeirada ficar com um molho cremoso persegue-me há algum tempo. Já tentei experimentar, mas sempre ficava aquoso e não cremoso. Decidi desta vez dividir os legumes em duas partes iguais e primeiro fazer um refogado muito bem apurado e só depois colocar peixe e legumes para cozer uma caldeirada tradicional. O molho ficou delicioso! Fiquei a sentir uma felicidade extrema :) e partilho convosco esta receita magnífica:
Ingridientes para 3 pessoas:
Bacalhau para caldeirada (uma embalagem de bacalhau congelado pronto a cozinhar)
3 batatas grandes
3 tomates grandes muito maduros
3 cebolas médias (ou 2 grandes)
4 dentes de alho
1 pimento verde (ou vermelho)
6 pés de salsa
Azeite para cobrir o fundo do tacho
meio copo de vinho branco de cozinha
Sal q.b.
Tabasco (ou 1 piripiri)
1 folha de louro
Dividir a quantidade de cebola e tomate em 2 metades. Cortar a 1ª metade de cebola (já sem pele) em gomos muito finos e todos os dentes de alho em rodelas. Refogar no azeite em lume brando até cebola ficar translúcida.
Acrescentar ao refogado (de cebola e alho) a 1ª metade de tomate (depilado e picado finamente), 1 folha de louro e meio copo de vinho branco. Rectificar os temperos (sal, açúcar, tabasco). Apurar até o molho ficar como uma papinha.
Acrescentar o resto de legumes (tomate cortado em gomos grossos, cebola em gomos finos, batata em rodelas grossas [4 - 5 mm], pimento em tiras grossas), ervas e bacalhau. Com o cuidado envolver todos os ingredientes em molho. Tapar o tacho, deixar que levante a fervura, diminua o fogo e cozinhe em lume brando durante cerca de 15 minutos sem destapar.
Eis o resultado final: o molho ficou divinal!
Sem comentários:
Enviar um comentário