De vez em quando dá-me uma saudade das comidinhas ucranianas e ponho-me a cozinhar, mas primeiro, certifico-me se há vodka no congelador. :)
Desta vez apeteceu-me um prato que a minha avó preparava-me quando eu era pequena. KOTLETKI é um nome carinhoso de almôndegas espalmadas na Ucrânia. A escolha da carne para este prato depende dos costumes e dos gostos de membros da família, também pode depender da saúde dos mesmos :). Kotletas podem ser feitas só de carne de porco ou de vaca, pode levar mistura de carne de porco e frango, porco e vaca, podem ser de carne de borrego também. A minha avó costumava fazer só de carne de frango. Essas são consideradas dietéticas, se são cozidas ao vapor (Parovýe Kotléty).
Ingredientes para uma frigideira de kotletas (11-15 unidades):
700 gramas de carne de porco picada uma vez (há quem gosta misturar 2 ou 3 tipos de carne - porco com vaca ou porco com frango)
2 cebolas grandes
6 dentes de alho
1 lata de cogumelos laminados
1 ovo
1 mini-bagete
meio copo de leite morno
sal, pimenta preta moída
3 colheres de sopa de óleo vegetal para fritar
1 embalagem de nata (azeda) espessa President
Preparação:
Faz-se uma massa de carne picada, ovo, 1 cebola e 2 dentes de alho (picados no robô de cozinha), pão demolhado (durante 20 minutos) previamente em leite morno, sal e especiarias. Amassa-se bem e deixa-se repousar 1 hora.
Enquanto a massa de carne está a repousar, cortar segunda cebola em meias luas e refogar em óleo. De seguida, formar as almôndegas e fritar em lume médio de todos os lados. Depois, diminuir o fogo, acrescentar cogumelos escoados e natas "azedas". Rectificar os tempéros e estufar aproximadamente 20 minutos em lume brando.
Servir com batata cozida e pepinos salgados no barril, acompanhar com uns "chopitos" de vodka gelada.